function copiarTexto() { /* Selecionamos por ID o nosso input */ var textoCopiado = document.getElementById("texto-usuario"); /* Deixamos o texto selecionado (em azul) */ textoCopiado.select(); textoCopiado.setSelectionRange(0, 99999); /* Para mobile */ /* Copia o texto que está selecionado */ document.execCommand("copy"); alert("Texto copiado: " + textoCopiado.value); } Códigos | nestor
top of page

CÓDIGOS

Disponibilizamos os códigos abaixo para permitir que você copie e cole os códigos de nossos materiais.

MENSAGEM SECRETA

O código abaixo está escrito em BASIC! para Android e serve para criar mensagens codificadas que só você e seus amigos conseguem decifrar.

input "Digite a senha", senha$

do

  dialog.message , "Escolha", go, "Decodificar", "Codificar"

  input "Digite ou cole a mensagem", m$

  if go>1 then x$ = encode$ ("encrypt", senha$, m$)

  if go<2 then x$ = decode$ ("encrypt", senha$, m$)

  clipboard.put x$

  print "MENSAGEM COPIADA: " + x$

  print "COLE NO APP"

  popup("Mensagem copiada para área de transferência")

  print

  pause 5000

until 0

GENIUS

O código abaixo está escrito em BASIC! para Android e simula o jogo eletrônico Genius, sucesso da fabricante Estrela nas décadas de 1980 e 1990.

gr.open 255,0,0,0
gr.screen h,w

midlar=(w/2)
midalt=(h/2)-200

Start:
round = 0
clique = 0
counter = 0
dim sequencia[10]
dim sequencia2[10]

gr.cls
gr.color 180, 255,0,0

gr.orientation 1
gr.circle c1,midlar,midalt,100

gr.color 180,255,255,0
gr.circle c2,midlar,midalt+250,100

gr.color 180,0,255,0
gr.circle c3,midlar-200,midalt+120,100

gr.color 180,0,0,255
gr.circle c4,midlar+200,midalt+120,100

gr.render


dialog.message "INICIAR O GENIUS?", , go, "YES", "NO"
if go=2 then end

do
clique = 0
counter = 0
round = round + 1

 x = rnd()
if x<0.25 then sequencia[round] = 1
if x>=0.25 & x<=0.50 then sequencia[round] = 2
if x>0.50 & x<=0.75 then sequencia[round] = 3
if x>0.75 & x<1 then sequencia[round] = 4

 for a=1 to 10
   s=sequencia[a]
   if s=1
    gr.color 255,255,0,0, ,2
    gr.render
    tone 360, 500
    gr.color 180,255,0,0, ,2
    gr.render
   endif
   
   if s=2
    gr.color 255,255,255,0, ,3
    gr.render
    tone 450, 500
    gr.color 180,255,255,0, ,3
    gr.render
   endif
   
   if s=3
    gr.color 255,0,255,0, ,4
    gr.render
    tone 500,500
    gr.color 180,0,255,0, ,4
    gr.render
   endif

   if s=4
    gr.color 255,0,0,255, ,5
    gr.render
    tone 600,500
    gr.color 180,0,0,255, ,5
    gr.render
   endif

 next a


 do

  gr.bounded.touch t1, 300,300,500,500
  gr.bounded.touch t2, 300,580,500,780
  gr.bounded.touch t3,  90,450,290,650
  gr.bounded.touch t4, 510,450,710,650
   
  if t1
    clique = clique+1
    gr.color 255,255,255,255, ,2
    gr.render
    tone 360, 500
    gr.color 180,255,0,0, ,2
    gr.render
    sequencia2[clique] = 1
    if sequencia2[clique]<>sequencia[clique]
      tone 1000,1000
      goto Start
    endif
  endif
 
  if t2
    clique = clique+1
    gr.color 255,255,255,255, ,3
    gr.render
    tone 450, 500
    gr.color 180,255,255,0, ,3
    gr.render
    sequencia2[clique] = 2
    if sequencia2[clique]<>sequencia[clique]
      tone 1000,1000
      goto Start
    endif
  endif
 
  if t3
    clique = clique+1
    gr.color 255,255,255,255, ,4
    gr.render
    tone 500,500
    gr.color 180,0,255,0, ,4
    gr.render
    sequencia2[clique] = 3
    if sequencia2[clique]<>sequencia[clique]
      tone 1000,1000
      goto Start
    endif
  endif
 
  if t4
    clique = clique+1
    gr.color 255,255,255,255, ,5
    gr.render
    tone 600,500
    gr.color 180,0,0,255, ,5
    gr.render
    sequencia2[clique] = 4
    if sequencia2[clique]<>sequencia[clique]
      tone 1000,1000
      goto Start
    endif
  endif

 until clique=round

pause 2000

until 0 | round=10

 

popup "PARABÉNS! VOCÊ VENCEU O DESAFIO!", , ,1

pause 4000

goto Start

DESATIVANDO UMA BOMBA

O código abaixo está escrito em BASIC! para Android e serve para transformar seu celular num bomba de brincadeira, ideal para uma dinâmica com seus amigos e familiares, onde os participantes devem encontrar e desarmar uma bomba sensível a movimentos. Veja mais detalhes clicando aqui.

sensors.open 1
pause 2000
sensors.read 1,a,b,c
segundos = 300
wakelock 2
m$=""

do
INKEY$ K$
print "BOMBA ATIVADA"
segundo$ = str$(segundos)
print "TEMPO RESTANTE: "+ segundo$
if k$ <> "@" then m$=m$+k$
if k$=" " then m$=""
 
if segundos>60 then TONE 350,500
if segundos<60 & segundos >10 then TONE 500,500
if segundos<10 then TONE 800,500

 pause 500 
segundos = segundos - 1
cls
sensors.read 1,x,y,z
 
if abs(x-a) > 1 | abs (y-b)>1
   print "BUUUUMMMM!"
   tone 1000,3000
   end
  endif
 
if segundos < 180
   print "DICA DE SENHA: Personagem principal do livro O Hobbit."
   print "DIGITE A SENHA: " + m$
   kb.show
endif
 
if m$="bilbo"
    print "BOMBA DESATIVADA COM SUCESSO EM:
    print str$(segundos) + " segundos"
    end
endif
 
if segundos = 0
   print "BUMMM!"
   tone 1000,3000
   end
endif

until 0
 

O ALARME PARA PORTAS

O código abaixo está escrito em BASIC! para Android e serve para transformar seu celular num detector de movimentos para saber se alguém abrir a porta de sua casa ou empresa enquanto você estiver fora. Veja mais detalhes clicando aqui

w = 0

sensors.open 1

pause 10000

sensors.read 1,x,y,z

wakelock 1

print “Detectando…”

 

do

  sensors.read 1,a,b,c

  d=abs(x-a)

  

  if d>0.1

    phone.call “8888101010”

    w=1

  endif

until w=1

 

cls

end

O CAÇADOR DE ROBÔS

Abaixo, você encontra o código em BASIC para a dinâmica "O caçador de robôs", descrita em "Home Code - Parte 1".

5 HOME

10 LET R = 0

20 PRINT “POSICAO ROBO (LATITUDE)”

30 INPUT A

40 PRINT “POSICAO ROBO (LONGITUDE)”

50 INPUT B

60 HOME

70 PRINT “POSICAO CACADOR (LATITUDE)”

80 INPUT C

90 PRINT “POSICAO CACADOR (LONGITUDE)”

100 INPUT D

110 HOME

120 LET X=SQR((A-C)*(A-C)+(B-D)*(B-D))

130 PRINT “VOCES ESTAO A:”

140 PRINT X;” CASAS UM DO OUTRO”

150 IF X<1.5 THEN PRINT “ROBO ENCONTRADO”

160 IF X<1.5 THEN STOP

170 IF R>10 THEN PRINT “ROBO ESCAPOU”

180 IF R>10 THEN STOP

190 LET R=R+1

200 GOTO 20

210 END

RESPOSTA DO DESAFIO DO E-BOOK "RESOLVENDO O DEVER DE CASA EM PYTHON"

import math

print ( math.sqrt(49) / 5 * 2 + 5**3  )

bottom of page