top of page

20 Polêmicas Brasileiras

(2015)

Em 2013, decidi criar uma coletânea de artigos publicados individualmente desde meados de 2004, em jornais e na Internet. A princípio, eu iria simplesmente reunir e selecionar os artigos mais relevantes. Porém, surgiram novas ideias e decidi escrever três artigos especialmente para a obra.

Além da autoria de todos os textos, também criei a arte da capa, contracapa e realizei a diagramação da obra.

O livro foi publicado no final de 2015 em Natal-RN, e aborda assuntos polêmicos como ditadura militar, pena de morte, desigualdade social, criminalidade, ativismo gay e cotas raciais.

polemicas
revistas

Revistas do Clube de Robótica (2015)

Em 2015, contratado pela empresa RoboEduc, realizei a diagramação e a redação de seis revistas dedicadas a servir como material didático de apoio às oficinas dos clubes de robótica da empresa, direcionado para crianças e adolescentes.

Meu papel nesse projeto envolveu, além de redigir e definir o layout das revistas, criar algumas dinâmicas com robôs das oficinas a serem inclusas na revista e também realizar algumas ilustrações e esboços para a criação da arte final dos ilustradores Jéssica Mendonça e Emerson Yalli.

contos

Contos

Série: Uma aventura com robôs

dinamicas

Em 2015, como parte do projeto direcionado para a RoboEduc, criei uma série de contos envolvendo aventuras de adolescentes com seus robôs programados com inteligência artificial. Na história, os jovens deparam-se com dilemas morais enquanto lutam contra as tentativas do Dr. Dimitri de criar robôs poderosos para dominar o mundo.​ O objetivo dos contos é de envolver os leitores no mundo da robótica por meio da fantasia e da imaginação.

A maioria dos personagens havia sido criada anteriormente pelos fundadores da empresa. No entanto, não havia ainda uma história onde eles se inseriam. Nesse projeto, meu papel foi o de criar o enredo da história - adaptando os personagens -, redigi-la e realizar os esboços para a arte final da ilustradora e designer Jéssica Mendonça.

Contos

Série: Uma aventura com robôs

Ainda como parte do contrato com a RoboEduc, criei aproximadamente 60 dinâmicas com robôs, de caráter lúdico, - 10 para cada revista.​ As dinâmicas envolviam a montagem de vários tipo de robôs, a programação (que era desenvolvida com base nas dinâmicas elaboradas por mim) e a competição entre duas equipes. Algumas das artes finais foram criadas por mim. A maioria eu apenas criei um esboço finalizados pelos ilustradores Jéssica Mendonça e Emerson Yalli.

Dinâmicas & Jogos

parlatorio
blog

Parlatório Livre

No início de 2017, recebi um convite de Vinícius Ricieri Ferraz, coordenador do website Parlatório Livre, para ser um dos colunistas desse projeto cultural. Desde então, publiquei artigos sobre a influência negativa da internet na sociedade, o papel das mulheres no aprimoramento da civilização; o crescimento da popularidade de candidatos de direita e a fé cega que muitos de nós possuímos diante de teorias científicas sem comprovação contundente.

rpg

Blog de Artigos Jornalísticos

Desde 2005, mantenho um weblog no qual publico artigos jornalísticos de opinião, divididos em assuntos como ciência, sociedade, comportamento e política. As informações e análises desses artigos enriqueceram após minha aproximação de teorias sociológicas, especialmente modelos de conformidade e a teoria da espiral do silencio, com as quais eu costumo explicar fenômenos como o aumento da criminalidade e redução do nível moral do brasileiro ao longo das últimas décadas.

Montante Mágica

Website sobre regras de Role Playing Games

Em 2010 iniciei um site a respeito de ajustes nas regras do Role Playing Game mais popular do mundo, o Dungeons & Dragons. O projeto durou cinco anos.

Como desenvolvedor de novas mecânicas para um jogo desse tipo, adquiri experiências para a criação de jogos, incluindo-se aí um aumento significativo na capacidade de criação/narração de histórias, o que facilitou a criação de dinâmicas lúdicas com robôs alguns anos mais tarde, para as revistas do clube de robótica, assim como no atual projeto da obra de ficção The Fall of Ikaltur.

bottom of page